Páscoa | “Pessach”

A palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach”, que significa “passagem”. Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação de seu povo da escravidão do Egito. Já para os cristãos, a data simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte (Sexta-feira Santa).

Para certos especialistas, alguns elementos da Páscoa, como os ovos de chocolate e o coelho, são vestígios culturais da festividade de primavera em honra a deuses pagãos que foram adaptados pela Igreja Católica após a cristianização dos germânicos.

A Páscoa é uma data móvel, ou seja, cada ano ocorre em um dia. Em 325, foi fixada no primeiro Concílio de Nicéia, que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (outono no hemisfério Sul), ocorrendo entre os dias 22 de março e 25 de Abril.

O principal hábito realizado nessa data comemorativa é o de trocar ovos de chocolate com parentes, amigos, etc. Sabe-se que esse costume é de origem pagã. No início, os ovos eram de galinha, mas foram substituídos pelos ovos de chocolate pelos franceses no século XVIII.

 

Fonte: https://www.educacaoetransformacao.com.br/painel-de-pascoa/

Você pode gostar...